top of page
  • Foto do escritorFórum Saberes Históricos

Exposição virtual Cosmopoética do fim do mundo

Atualizado: 15 de abr.

Venha conhecer a exposição virtual Cosmopoética do fim do mundo.


Em novembro de 2022 foi lançada a exposição virtual “Cosmopoética do fim do mundo: A Guerra do Contestado nos desenhos infanto-juvenis”. Realizada na plataforma Artsteps, a exposição foi dirigida pelo Prof. Dr. Rogério Rosa Rodrigues, coordenador do Grupo de Pesquisa Estação Contestado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e membro do Grupo de Investigação do Movimento Contestado (GIMC), e teve consultoria realizada pelo Prof. Dr. Rubens de Andrade, coordenador do Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A partir de desenhos feitos por adolescentes e crianças de Lebon Régis (SC), pôde-se fazer uma reflexão acerca da história e dos tempos históricos que os atravessam, partindo da ideia de “cosmo” e “poética”, o entrecruzamento da arte com a política. 


A Guerra do Contestado (1912-1916) foi uma série de conflitos que teve como palco o planalto do estado de Santa Catarina. Trata-se de um movimento popular que foi fortemente reprimido pelas forças militares e demais aliados, resultando em um processo de apagamento das lutas e da violência que os acometeram.


Desse modo, a organização da exposição entende que, os desenhos infantis permitem não somente lembrar dos eventos traumáticos e das violências sofridas, mas também nos permitem disputar o espaço ocupado pelos vencedores, assim tentando interromper o fim do mundo.


Todas as informações foram retiradas de: https://www.udesc.br/faed/labec/materialexterno/museuvirtual 


Para saber mais acesse:

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page