top of page
  • Foto do escritorFórum Saberes Históricos

Olimpíada de História - Ação Educativa

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Conheça o primeiro projeto a receber o selo Saberes Históricos.


A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de Ensino de História e de divulgação científica da área de Ciências Humanas que existe há 15 anos e já transformou a vida de milhares de estudantes e docentes.

No ano de 2023, a ONHB esteve promovendo a sua 15° edição com um número recorde de 120 mil inscritos. A etapa final ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no mês de agosto.

Além disso, a ONHB ainda promoveu a Olimpíada Nacional em História do Brasil - Aberta Para Todos (ONHB-A), Curso de Formação de Professores e produziu o Dicionário Excluídos da História. Venha conhecer um pouco desses projetos:


  • Olimpíada Nacional em História do Brasil - Aberta Para Todos (ONHB-A)

Em 2020, após o início do período de isolamento determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONHB realizou uma “Pré-ONHB”. Pela primeira vez, este acolheu um público dos níveis acima de escolaridade. O seu intuito era servir de preparação para os estudantes que realizaram naquele ano a 12° ONHB, e permitir que os “ex-olímpicos” tivessem a chance de relembrar os bons momentos enquanto realizadores da prova. Dado o sucesso dessa atividade, em 2021, ocorreu a 1° edição da ONHB-A que abria então, a possibilidade de inscrição para qualquer pessoa que estivesse acima dos 12 anos, independente do nível de escolaridade, e não obrigatoriedade de vínculo com instituições de ensino. A 2° edição foi promovida em 2022, e no dia 23 de outubro de 2023 será dado início a primeira fase da 3° edição. Todas as estampas são promovidas de forma online.


  • Curso de Formação de Professores

Após a realização da 5° ONHB em 2013, foi lançado o Curso de Formação Continuada e Ensino de História da África, destinado aos docentes da Unicamp e demais professores convidados. Esta ação, que tinha como produto final Planos de Aula, foi realizada pensando nas demandas práticas da Lei n° 10.639/2003 e 11.645/2008, que colocam a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas afro-indígenas na sala de aula. Mais recentemente, em fevereiro de 2023, foi aberta a 7° edição do Curso de Formação que, primordialmente, é voltada para os professores que participam da ONHB mas, também abriu a inscrição para participantes externos mediante o pagamento. Assim, já está em andamento a preparação para a 8° edição, a ser realizada em 2024.


  • Dicionário bibliográfico Excluídos da História

Uma das etapas da 11° ONHB de 2019 foi, produzir quatro páginas de material didático a respeito de uma figura que eles considerassem como sendo um excluído da História. A expressão “excluídos da História” diz respeito aos sujeitos que tradicionalmente são excluídos das narrativas históricas, mesmo que tivessem tido uma atuação chave no movimento. Após a elaboração do material e da correção dos pares (outros participantes), o resultado foi tão satisfatório que as respostas foram organizadas e colocadas para livre acesso.


Em diferentes momentos, a ONHB contou com o apoio da Unicamp e de agências de fomento como o CNPq, contudo, relatam que o seu maior apoio sempre veio dos participantes da Olimpíada!


Todas as informações foram retiradas de: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/


Para mais informações acesse o site: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/


Confira ainda no nosso instagram o depoimento da Prof. Cristina Meneguelo sobre a Olimpíada: https://www.instagram.com/p/CkZQsJUJOkp/?hl=pt-br

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page